Se você já andou num Segway, sabe o quanto é legal e viciante, mas provavelmente não imaginou que algo do tipo pudesse substituir seu automóvel. Pois essa é a ideia do PUMA, sigla para Personal Urban Mobility Accessibility, uma empreitada conjunta entre a Segway e a GM.
Como no patinete original, o PUMA possui um eixo único com duas rodas. A minúscula carroceria é equilibrada através de giroscópicos e sensores inerciais (mais quatro rodinhas auxiliares, para evitar tombos no limite), possui uma gaiola reforçada e abriga dois passageiros. No lugar do guidão, entra um volante. Os comando são todos eletrônicos by-wire, para funcionarem de acordo com a estabilidade artificial.
Está prevista uma interface para celulares e gadgets que transmite todas as informações (carga de bateria, quilometragem e até comunicação com outros PUMAs) via wi-fi, eliminando a necessidade de um painel próprio. O veículo, classificado como NEV (Neighborhood Electric Vehicle), tem velocidade limitada a 55 km/h, com autonomia máxima de 56 km, ao custo de 35 centavos de energia a carga. Para fazer sucesso, calcular-se que seu preço deve representar um quarto do valor de um automóvel, mas planos de comercialização ainda não foram confirmados.
Fonte:
Inspirador - FIAT
http://www.fiatmio.cc/pt/2009/09/passeio_a_dois/
Nenhum comentário:
Postar um comentário