Abrindo as portas.

Seja bem-vindo(a) ao meu Labirinto!
Aqui criador e criaturas se fundem e confundem até o mais astuto ser. Olhe querendo ver e não tema o que pode ser visto, afinal luxo e lixo diferem em somente uma letra - nem tão diferentes assim. Uma dica: Se perca para se achar. Se ache e pouco se dará a permissão para perder-se. Permita-se as permissões a bem das possibilidades.
Bom mergulho andarilho(a)!

domingo, 7 de dezembro de 2014

Savana

Savana

Eu sou da África.
Sou da África alemã, da África europeia, da África francesa, da África brasileira e posso ser de qualquer África, desde que não me tirem da África que sou.

É na savana deserta, pés no chão, pouca roupa e muito desejar no pensar de cada um que vejo negros desnutridos de tanto andar, caminhando quilômetros para ter alguns poucos litros de água suja. Falta-lhes, menos amor ao próximo, menos amor a África que lhes cabe.
Eu sou da África e a África é de mim.
Vou a missa, aceito mesclar qualquer religião, só não tirem a África de mim.
É na savana que quero beijar as mãos dos meus pais, bater cabeça e pedir a benção dos Orisás. Por quê? Porque sou da África e acredito na África em mim!
Sou negro, mas podia ser verde, lilás, rosa ou qualquer outra cor. Não é a minha cor... é o meu espírito! Ele é África!

Asé para os que conseguiram ficar!
Asé para os que conseguiram voltar!
Asé para mim que estou aqui, mas não saio de lá!

África! Vem me buscar! Despeja tua terra em mim! Faz-me homem de dançar com gingado, de enlouquecer com os pares em cheiro forte de espantar bichos, em cabelos encaracolados para nas árvores, da savana, não enroscar. África em mim! De natureza perfeitamente simples.
Quero voar, parir um mundo, ouvir Ali Farka Touré e revisitar a minha África; a África em mim.

Sou pai, mas não o seria se filho não fosse. Força! Tenho a África em mim!

Aleluia? Amém? Axé? Asé, mãe África! Curvo e peço o seu asé! Porque só tu me abastece quando o dia quente vira noite fria, as crianças pedem o que não tenho, mas tu me darás para dar. Caminhos. A fé em dias melhores e a força para melhorar dias piores. 

Sou África e isso não faz de mim um miserável feliz, isso faz de mim um homem que assume, acolhe e é feliz por ser como muitos outros que seguem a vida. Todos seguem, a diferença é que tenho a África em mim.

Sou de bater cabeça, amarrar palha nos braços, usar turbante, ter dia certo para o branco e sou feliz!
O resto faço igual, repito que a diferença está em ser d'África que carrego em mim.

Por minha terra!
Assim como judeus, muçulmanos, católicos, taoistas eu sou das verdades da África, das vestes da África, das crenças da África. Não vejo peso nisso. Alivio! Alivio ao saber que posso contar com o que acredito e que posso dormir chorando, mas acordarei sorrindo.
Por favor, não porque sou negro... Repito que não é a cor em mim. É a fé! A fé que carrego até sozinho. É a fé que carrego até quando me perco de mim.

Eu sou África, eu sou assim.

Asé!

Aderlei Ferreira
Um legítimo descendente da África.
512140000

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails