Abrindo as portas.

Seja bem-vindo(a) ao meu Labirinto!
Aqui criador e criaturas se fundem e confundem até o mais astuto ser. Olhe querendo ver e não tema o que pode ser visto, afinal luxo e lixo diferem em somente uma letra - nem tão diferentes assim. Uma dica: Se perca para se achar. Se ache e pouco se dará a permissão para perder-se. Permita-se as permissões a bem das possibilidades.
Bom mergulho andarilho(a)!

domingo, 8 de novembro de 2009

Senhor Capitão

Senhor Capitão
No cais da vida atraquei meu navio. Abordei muitos portos, conheci muita gente. Naveguei por muitos anos.
Negocie passagens, fiz, vi e desfiz miragens. Balancei junto ao mar.
Muitas vezes as estrelas eram minhas guias, a Lua parceira de muitos versejares e a noite uma misteriosa dama que me embalava em seus mitos.
Já - e vivi! - a morte muitas vezes, algumas vezes tão perto que acreditei estar além mar. Mas nunca me apaixonei por ela a ponto de seguí-la. Sempre quis ficar.
Cada novo amor era mais forte, cada beijo era para dar sorte e eu insistia em acreditar.
Minha tripulação mudou seguidas vezes. Muitos me ensinaram a pescar, outros a pensar e até hoje não sei parar.
Atraco com força e até sem jeito, uso âncora grande, ultrapassada e enferrujada pelo tempo e o sal do mar. Uma lembrança que levo comigo: O característico cheiro que só tem que tem o mar.
Para alguns sou capitão, para outros um marujo beberrão. Será que um dia irão me creditar?
A vida segue seu rumo. Vejo rios entrarem no mar.
Já fumei cigarro e parei, já usei charuto e deixei, agora quero me embriagar. De amor. De novo?!? É... isso é ser do povo.
Vicio doentio tem essa erva que desconheço, dizem que dá uma onda que mereço, mas não sei onde comprar.
Uns dizem que é em uma ilha do pacífico, outros que no atlântico tem, mas para me dar mesmo não aparece ninguém.
Vou naufragar?
Zarpar sem destino cansa e desalinha o ser. Moças de porto riem alto demais, não saem do cais e nada pagam para tudo ter. Até fazem escambu, mas é preciso fazer por merecer.

Sei que meu navio é pesado, muitos panos, muitos mastros para com tudo navegar.
Fardo farto, farda maltrapilha, vão encontrar...
Cadê aquela caridosa dama que ainda acredita no sorriso do palhaço, que tem fibra de aço e comigo conseguiria (re)começar? Cadê aquela donzela parida para ser princesa e sempre sonhou em ser a sereia que encantaria meu mar?

Sapato velho para pés cansados?!? Já ouvi muito o provérbio, ou ditado, mas sempre deitado estou a aguardar.
Acredite: sou pagão, moço e santo! Comigo não se espante se eu conseguir melhorar. É só uma questão de vento e possibilidades de aventuras que minha sorte muda para me apoiar.
- Homem ao mar!
Pronto, agora danou-se. Esse ai era mais moço e servia para captar...
Mesmo com ondas altas e mar revolto, sempre dei o meu jeito, um tanto maroto, para o mar
seduzir, unir e conquistar.
Usei, por toda vida, métricas nem sempre coerentes, mas que funcionavam bem. Amém!
Agora estou aqui. Sem um rés de vintém, sem uma casa para entrar, sem uma mulher a me esperar e ainda digo que a vida vem me agradar. Prospera sempre que a sorte do vento tende
mudar.
Bem, vou esperar. Deitado...
Cadê os filhos com filhos e netos?
Sou Casanova? Um mito falido em si? Um homem bom de cama e com muitas histórias para contar, muitas seduções para apresentar e... só?
Só...
Só?!
Nem a lua, que fica tão alto está só. Nem a noite com todos os seus desafetos, histórias de solidão, desencontros e perdição está só.
Nem o temido furacão anda só. Aliás, esse nasce de muitos e leva tudo consigo!
Ilusão desse mundo. Serei o primeiro marujo a viver fora do mar...
Conheço todos os portos. Não sou de nenhum, mas sei dar troco.
Vou e volto no balanço do convés, posso não ter um conto de rés, mas ainda sei dançar.
Com damas ou putas, em igrejas e labutas eu também sei rezar.
Agora passa a cachaça - ou o rum! Passe a vida e deixe passar.
Sou um homem do mar!
- Terra a vista!
Pronto agora descobro o que mereço, coloco logo meu preço e já volto a navegar.
- Levantar âncora!
Vou zarpar.

SiGa Ago.06
AsF?59

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails