Abrindo as portas.

Seja bem-vindo(a) ao meu Labirinto!
Aqui criador e criaturas se fundem e confundem até o mais astuto ser. Olhe querendo ver e não tema o que pode ser visto, afinal luxo e lixo diferem em somente uma letra - nem tão diferentes assim. Uma dica: Se perca para se achar. Se ache e pouco se dará a permissão para perder-se. Permita-se as permissões a bem das possibilidades.
Bom mergulho andarilho(a)!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Por que as aves falam?



Por que as aves falam?





A capacidade de fala das aves é uma questão de estrutura vocálica. Nos Psitacídeos, aves de bico redondo e curvo como Papagaios, Araras e Periquitos, o bico, a língua e o palato (parte interna do bico superior, que corresponderia ao nosso céu da boca) formam uma caixa de ressonância que favorece a emissão de sons.
Já a glote (região da garganta que controla a entrada e a saída de ar) é bem desenvolvida, possibilitando a variação de sons e tonalidades.


Quanto aos passeriformes falantes, como o Mainá (Gracula religiosa), o maior responsável pela sua capacidade de fala é a siringe, uma espécie de cartilagem que fica no duto respiratório da ave. Nas espécies em que a siringe é bem desenvolvida, ela vibra intensamente quando o ar passa, facilitando a emissão de sons e palavras.

Até aqui tudo bem, eu consegui entender perfeitamente e até me deu vontade de ter um desses amigos bem aqui ao meu lado.
Lembro-me que achei umam sacada duka o fato dos estúdios Disney terem usado um papagaio para falar por um dos piratas no filme Piratas do Caribe.
O que me confunde - e me faz pensar - é porque alguns humanos insistem em, sem refletir, imitar a fala de outros humanos.
Será que é por causa da língua redonda, do cérebro redondo, dos olhos redeondos e de mais algumas cositas que igualmente são redondas?

Vai saber...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails