Abrindo as portas.

Seja bem-vindo(a) ao meu Labirinto!
Aqui criador e criaturas se fundem e confundem até o mais astuto ser. Olhe querendo ver e não tema o que pode ser visto, afinal luxo e lixo diferem em somente uma letra - nem tão diferentes assim. Uma dica: Se perca para se achar. Se ache e pouco se dará a permissão para perder-se. Permita-se as permissões a bem das possibilidades.
Bom mergulho andarilho(a)!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Washboard - beats


Originalmente desenvolvida para ser uma simples Tábua de Lavar, a Washboard, no final do século 20, ficou conhecida como um poderoso instrumento de percussão.
Quer história?
A tradicional tábua de lavar normalmente era construída com uma moldura retangular de madeira na qual estão montados uma série de "cordilheiras" (ou ondulação) para a roupa ser esfregada. No século 19 as ondulações das tábuas de lavar eram feitas, muitas vezes, de madeira; lá pelo século 20, cordões de metal eram mais comuns. A tábua com ondulação de metal foi patenteado na E.U. (European Union - União Européia) em 1833. As de zinco foram fabricadas na E.U. a partir de meados do século 19. No final do século 20 e no início do século 21, ondulações de aço galvanizado são mais comuns, mas já existem outras, mais modernas, feitas em vidro. Washboards com ondulações em latão ainda são feitas, e a maioria dos que usam a tábua como instrumento musical preferem o som um pouco mais claro do latão na tábua.
Um dos poucos instrumentos musicais inventados na América é o Zydeco Frottoir (Zydeco Rubboard), uma destilação da tábua de lavar em elementos essenciais (percussão, superfície com alças, minis-pratos...), concebido por Clifton Chenier e construído por Willie Landry em 1946.
Tradicionalmente utilizada no jazz, zydeco, skiffle, Jug Band e Old time Music a tábua de lavar permanece com sua moldura de madeira e utilizando-se de dedais o músico raspa, bate e faz picotes de sons para tocá-la. Muitas vezes, a tábua de lavar tem apetrechos adicionais, tais como um bloco de madeira, um cowbell, e mesmo pequenos pratos.
*
A maioria dos músicos, quando querem uma Washboard vão ao E-bay e pagam de 18 a 75 doláres, mas... *rachando de rir aqui* poucos sabem que o Brasil também usou tábuas de lavar e que ainda hoje as fabrica.
É comum no sul do país (eu compro as minhas no Paraná) encontrar boas tábuas de lavar a preços não maiores que - pasme - 40/80 reais. *sorriso*
A única coisa que é preciso saber é o nome: Aqui elas são conhecidas como Esfregadeiras.
Antes de usar sua esfregadeira é importante saber como prepará-la, mas isso rende um outro post.
Até lá! *sorriso*
Aventure-se e boa sorte!
[Já conhecia a Washboard e pesquisando rapidamente aqui e ali, desenvolvi o texto de próprio punho. As fontes originais são livres, logo sem comprovação dos dados fornecidos. Ainda assim... Wikipédia]

9 comentários:

Unknown disse...

O lá amigo estou aguardando a outra matéria em que vc prometeu nos ensinar a adaptar a esfregadeira para um instrumento de percursão, estou ansioso pois adorei o instrumento e gostaria de adquirir um para aprender a tocar.
muito obrigado.
se puder quando fizer a dica por favor envia copia para o meu e-mail.
Clayber Cunha - Bauru - SP
claybao@hotmail.com

Ana Paula disse...

Olá,
vc poderia me passar o contato de seu fornecedor de esfregadeiras? É para uso próprio, gostaria de fzer um washboard de presente para meu namorado.
Se puder me mande um email, por favor, com o contato!
anapfiorotto@gmail.com
Muito obrigada!
Ana Paula

Unknown disse...

Olaaaa, queria saber se você pode disponobilzar o contato para compra. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá!Comprei uma esfregadeira no Paraná e gostaria de saber como faço e onde encontro em SP os acessórios para prepará-la.
Os dedais de costura comuns me parecem tão pequenos...

Aguardo seu retorno com urgência

Emil disse...

Olá! Muito bom seu post. Eu não sabia que podia comprar aqui. Será que vc pode me passar o contato de onde compra?
emilianobf@gmail.com
Agradeço

Emanoel disse...

Olá, como vai?
Procurei tanto descobrir o nome deste instrumento, desde quando vi uma banda tocando, o ano passado, na novela Cheias de Charme.Ficaria muito grato se me passasse o contato de onde posso comprá-lo e também como fazer para incrementá-lo.Desde já agradeço, grato pela atenção!

Felipe disse...

Olá, adorei a matéria. Se puder também gostaria que você passasse o seu contato no Paraná.
Felipe
fcalleres@yahoo.com.br
São Carlos, SP

Emanoel disse...

Acho que esqueci de deixar meu e-mail pra contato:
emanueltimbo@hotmail.com
Valeu, grande abraço!!!

Anônimo disse...

Boa noite !!!
Gostaria de saber onde compra-lo.
Muito obrigado.
diasfernando@uol.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails